Exposição gratuita em Campinas resgata a trajetória do Marechal Rondon

Com intuito de promover personalidades nacionais que ajudExposição - Rondonaram a moldar a história do país, a Universidade Presbiteriana Mackenzie, irá a expor no campus Campinas, obras, imagens e objetos de brasileiros ilustres.

Para atender a esse objetivo o Mackenzie abrirá gratuitamente hoje (23) às 19h, a exposição “Rondon – Vida e Obra”, personalidade de grande importância nacional e patrono das comunicações.

A exposição contará por meio de objetos vindos da Secretaria da Cultura de Cuiabá, município onde estudou filatelia – arte de colecionar selos postais – e de acervo particular, a importância de Cândido Mariano da Silva, conhecido mais tarde como Marechal Rondon, para a construção do país.

A abertura contará com autoridades locais, professores da Instituição, além da presença do presidente do Instituto Presbiteriano Mackenzie (IPM), Dr. Mauricio Melo de Meneses.

Considerado um grande estudioso brasileiro, Rondon formou-se em matemática, ciências físicas e naturais pela Escola Superior de Guerra no Brasil, tendo participado ativamente de importantes momentos históricos, como a Proclamação da República e da Abolição da escravatura.

Com curadoria de Helen Altimeyer, a exposição acontece do dia 23 de outubro a 14 de novembro, no hall da Universidade, com entrada pela Av. Brasil, 1220, Jardim Guanabara em Campinas.

Integra também a exposição, a exibição dos documentários Rondon e a Cartografia e Expedição Roosevelt – Rondon, do cineasta e jornalista, Cacá de Souza, biógrafo e referência no estudo da vida e da obra de Cândido Mariano da Silva Rondon.

Sobre o Rondon

Nascido em 5 de maio de 1865, em Mimoso, Mato Grosso, Cândido Mariano da Silva, foi um grande estudioso brasileiro – além de matemático por formação, pode ser considerado cientista, antropólogo, geógrafo e etnólogo. Por conta de suas publicações, foi possível conhecedor detalhadamente um Brasil de diversidades na fauna e na flora. Foi responsável por implantar as linhas telegráficas de Mato Grosso a Goiás, chegando até Porto Velho, Rondônia, além de construir uma estrada ligando Cuiabá e Goiás. Foi o único brasileiro a ser indicado por duas vezes, ao Prêmio Nobel da Paz, resultado de sua obra internacionalmente conhecida. Por esses feitos, Rondon é considerado o Patrono das Comunicações no Brasil.

Serviço:

Programação Gratuita

Exposição: “Rondon – Vida e Obra”
Visitação: De 23 de outubro a 14 de novembro
Horário: Segunda a sexta das 10h às 20h; e sábados das 10h às 16h
Local: Universidade Mackenzie (Av. Brasil, 1220, Jardim Guanabara – Campinas)

Deixe um comentário